top of page
20240424_185817.jpg
20240420_105003.jpg

Defesa de Tese

No dia 11 de abril de 2025 defendi minha tese de doutorado na Universidade Federal de Minas Gerrais. A banca contou com a participação dos professores doutores José Carlos Gomes dos Anjos, Aderval da Costa Filho, Pedro Matos, Madian de Jesus Frazão Pereira e da minha orientadora Ana Flavia Moreira Santos.

Tese de doutorado sobre as pescas

Resumo

Ao longo desta tese, defendo que o espectro de primitivismo herdado do período colonial joga um papel importante nas definições modernas dos pescadores artesanais de Cabo Verde enquanto classe social. Espectro esse que possui uma gênese complexa e que tem seu ponto alto de formulação no momento em que a administração colonial portuguesa começa a se interessar em explorar, em larga escala, o pescado do arquipélago. Com o evento da independência em 1975 – que também significa a conformação da estrutura do estado moderno e o surgimento de instituições estatais que passam a gerir a exploração do pescado dos mares das ilhas –, ensaia-se um momento de redenção das comunidades locais da pesca. Contudo, ao menos para os pescadores locais, o passado retorna à medida que os ideais da independência perdem força e o estado se abre a políticas de caráter neoliberal no início dos 1990. Daí se vai da reafricanização dos espíritos – conceito cunhado por Amílcar Cabral no âmbito das lutas pela independência – à racialização dos descontentes – conceito desenvolvido nesta tese para dar conta do jogo que se estabelece entre o estado, os grandes players internacionais que exploram os mares das ilhas e as comunidades artesanais de pesca que lutam pelo seu pescado e por sua cultura marítima de base ecológica e com alta penetração nas camadas populares do país.

Documentário sobre as pescas (Ilha do Maio)

Numa das ilhas que compõem o arquipélago de Cabo Verde, a pesca com rede de barcos nacionais e estrangeiros compromete a organização social da comunidade artesanal pesqueira gerando incerteza em relação ao futuro. Maio é fruto da parceria do antropológo João Paulo Araújo e da Primata Filmes, produtora brasileira independente do jornalista e documentarista Luis Evo - https://www.instagram.com/luis.evo/ - que dentre suas linhas de atuação, desenvolve projetos cinematográficos em interlocução com pesquisadores e acadêmicos.

Conferência sobre as pescas 

Esta é a íntegra do aúdio da Conferência "Pesca Artesanal em Cabo Verde: Atores, Práticas e Políticas" realizada nas dependências da Universidade de Santiago em 11 de janeiro de 2023. Esse encontro contou com a participação de duas associações de pescadores da cidade da Praia e da Sr. Vera Gominho, quadro do Ministério do Mar. 

Repercurssões na mídia caboverdiana sobre eventos acadêmicos voltados para as pescas

Entrevista à Radio Morabeza por ocasião do lançamento do Observatório da Pesca Artesanal de Cabo Verde

Em março de 2025, a convite da Rádio Morabeza, iniciei uma coluna semanal na seção "Opinião com assinatura" voltada para discutir a temática da pesca no arquipélago. Abaixo, apresento os áudios da coluna que vão ao ar toda segunda feira.  

Coluna I Rádio Morabeza
00:00 / 05:19

No episódio I eu exponho as minhas opiniões sobre os acordos de pesca firmados entre o governo caboverdiano  e potências estrangeiras como a União Europeia e o Japão.

Coluna II Rádio Morabeza
00:00 / 06:07

No episódio II falo um pouco sobre a minha experiência de mais de um ano de trabalho de campo  junto à comunidade pesqueira de Tarrafal de Santiago. 

Coluna III Rádio Morabeza
00:00 / 06:12

No episódio III eu discuto um pouco sobre a história da indústria nacional pesqueira do arquipélago.

Coluna IV Rádio Morabeza
00:00 / 06:50

No episódio IV eu discuto a atividade artesanal pesqueira de Cabo Verde como portadora de todos os requesitos necessários para ser reconhecida como uma agente crucial para as agendas políticas  ecológicas.

Coluna V Rádio Morabeza
00:00 / 06:31

No episódio V eu exponho um pouco da minha experiência etnográfica junto à comunidade artesanal pesqueira de Porto Inglês, na ilha do Maio.

Coluna VI Rádio Morabeza
00:00 / 07:11

No episódio VI eu conto um pouco sobre o passado das pescas na ilha do Maio, de forma a ancorar minhas próprias leituras soobre o presente das pescas. 

Coluna VII Rádio Morabeza
00:00 / 06:16

No episódio VII falamos sobre o processo de produção do primeiro filme etnográfico produzido junto a uma comunidade de pesca de Cabo Verde.

Coluna VIII Rádio Morabeza
00:00 / 06:03

No episódio VIII falo sobre a experiência de construir o portal pescacaboverde.com.br, o primeiro portal dedicado à pesca de Cabo Verde. 

Coluna IX Rádio Morabeza
00:00 / 06:06

No episódio IX conversamos sobre a história das associações de pescadores artesanais de Cabo Verde.

Coluna X Rádio Morabeza
00:00 / 06:37

No episódio X falo sobre a importância do I Encontro Nacional das Pescas realizado na cidade da Praia, em 1985.

Coluna-XI-Rádio-Morabeza
00:00 / 06:27

No episódio XI falo sobre o papel das cooperações internacionais junto às comunidades de pesca artesanal do arquipélago

Coluna-XIII-Rádio-Morabeza
00:00 / 06:59

No episódio XIII falo sobre a Convenção 169 da OIT e a possibilidade de sua aplicação na proteção das comunidades artesanais de pesca de Cabo Verde.

Coluna XIV Rádio Morabeza
00:00 / 07:05

No episódio XIV discuto como a pesca caboverdiana vai ser lida a partir dos discursos do desenvolvimento e do progresso.

Coluna-XV-Rádio-Morabeza (1)
00:00 / 07:26

No episódio XV falo sobre a comunidade de pesca de Porto Mosquito 47 anos depois de uma reportagem do jornal Voz di Povo.

Coluna XVI Rádio Morabeza
00:00 / 06:36

No episódio XVI falo de Mario Secca, autor de um livro de 1945 sobre a atividade pesqueira de Cabo Verde.

Coluna XVII
00:00 / 06:05

No episódio XVII discuto Mario Secca, como um homem da administração colonial que com seu livro, tentou vender o peixe de Cabo Verde ao estrangeiro.

Coluna XVIII
00:00 / 05:58

No episódio XVIII discuto o fenômeno do surgimento da classe dos especialistas em pesca como consequência da expansão da indústria conserveira no arquipélago.

Coluna XIX
00:00 / 06:40

No episódio XIX, discuto as consequências práticas da criação de um corpo de especialistas para tratar das questões da pesca.

Coluna XX
00:00 / 06:57

No episódio XX reflito sobre a formação da identidade social da comunidade pesqueira de Cabo Verde.

Coluna XXI
00:00 / 06:40

No episódio XXI reflito sobre uma identidade social em disputa: a pesca artesanal e a "racialização dos descontantes".

Coluna XXII
00:00 / 07:49

No episódio XXII aprofundo as discussões sobre a formulação do conceito da "racialização dos descontentes" no contexto da gestão estatal da pesca artesanal.

Coluna XXIII
00:00 / 07:06

Antropologia, Pesca e Desigualdades: Crônica de Encerramento da coluna Opinião com Assinatura.

Coluna-XII-Rádio-Morabeza
00:00 / 06:34

No episódio XII busco pensar os pescadores artesanais de Cabo Verde como especialistas do mar. 

  • Instagram
  • Youtube
bottom of page